Como oferecer serviços vip para cabelos crespos e cacheados

Por TRESemmé | em 13/04/2014

Como oferecer serviços vip para cabelos crespos e cacheados

Os cabelos crespos e cacheados deixaram de ser "marginalizados" para se tornarem uma característica marcante e bonita da brasileira. Como cuidar deles para que fiquem sempre bonitos? Confira as dicas de Katia Pacheco Barbosa, hairstylist e diretora do salão Menta Pimenta, em São Paulo.

TRESemmé: Quais procedimentos feitos em salão são mais pedidos para cabelos crespos e cacheados?
Katia Pacheco Barbosa:
Antes de mais nada, é importantíssimo hidratar os cachos. Essa técnica proporciona um cacho mais bonito e definido. Fazer tratamentos que selam a cutícula do cabelo também é importante, pois eles retiram o frizz.

TRESemmé: Quais são as principais diferenças entre cabelos crespos e cacheados?
Katia Pacheco Barbosa:
O cabelo crespo é formado por ondas completas, desde a raiz até as pontas. É justamente por essa característica que a oleosidade natural produzida no couro cabeludo não chega até as pontas. Já os fios cacheados formam ondas incompletas, ou seja, os cachos parecem semicírculos. Na raiz, as ondas se formam em menor quantidade. Este tipo de cabelo permite que a oleosidade natural do couro cabeludo escorra com mais facilidade pelo fio.

TRESemmé: O que faz os cabelos crespos e cacheados ficarem ressecados?
Katia Pacheco Barbosa:
Cabelos ressecados são diferentes dos fios secos. Madeixas secas estão relacionadas ao tipo de couro cabeludo, que tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em fios menos brilhantes. Já o excesso de química é o principal fator para o ressecamento, assim como o uso constante de água quente, xampu inadequado e pouca hidratação. As cutículas se enroscam, promovendo o embaraçamento. Os processos químicos pelos quais os cabelos passam, como relaxamento, alisamento, descoloração e luzes, mudam a estrutura dos fios, aumentam seu pH do e causam o ressecamento. Além da água perdida, o cabelo ressecado perde também proteínas.

TRESemmé: Quais são as novidades em serviços para cabelos com essas características?
Katia Pacheco Barbosa:
Ter um corte de cabelo que não favorece a formação dos cachos é um erro, pois não há técnicas nem truques de modelagem que definam bem cachos mal cortados. Assim, os fios cacheados não podem receber o mesmo corte reto destinado aos cabelos lisos. Realizar um trabalho em camadas é fundamental para a formação adequada dos caracóis. Deixar a base arredondada e repicada para controlar o volume também é uma dica, e quanto mais longo for o corte, melhor o caimento. A cada seis meses, é indicado o realinhamento capilar, feito nos pontos onde os fios são mais difíceis e volumosos.

TRESemmé: O que você indica para as suas clientes que querem oferecer um tratamento vip aos cachos?
Katia Pacheco Barbosa: Indico produtos ricos em aminoácidos, que vão hidratar e dar formato aos fios.