Spray fixador: quais são os tipos e como usá-los em penteados?
Por TRESemmé | em 12/10/2014
Os salões de beleza utilizam diversos tipos de produtos para finalizar penteados e preparar os looks desejados pelas clientes. Entre as opções, existem alguns tipos de spray que têm características distintas sobre o resultado final.
Para ajudar você a identificar a escolha certa para cada situação, o hairstylist Jean Philippe, do Circus Hair Augusta, em São Paulo, listou cinco exemplos de spray fixador e indica como e quando usar. Confira!
Spray de construção: possui jato seco, fixação leve e flexível. Ele entrega "memória" para o cabelo, ou seja, é ideal para preparar a base do penteado. Por isso, deve ser usado na preparação e na construção de penteado. Por ser de fixação leve, não é indicado para finalizar o visual.
Spray de fixação: o jato é seco e o produto tem fixação forte. Geralmente, contém grande quantidade de laca para segurar o look por várias horas. Por ter alta fixação, não é indicado para finalização de cabelos soltos ou de escovas.
Spray úmido: com jato molhado que seca rapidamente. A fixação pode ser leve ou moderada. Costuma dar resultados suaves ao finalizar as escovas. Pode ser usado na preparação de um penteado ou na finalização se o objetivo é uma aparência com brilho molhado.
Spray de brilho: pode ter jato seco ou molhado. Não possui fixação, apenas confere brilho, por isso recomenda-se seu uso depois do spray de fixação. Algumas fórmulas de spray de brilho apresentam agentes condicionantes, não sendo indicado para penteados presos.
Spray texturizante: úmido, confere textura diferenciada para o cabelo. Geralmente oferece brilho. A grande tendência são os sprays com "efeito de sal", que dão o resultado de cabelos de praia.
Ainda sobre como preparar o look, o profissional indica o uso de mousse, spray úmido ou produto de styling com proteção térmica, para dar a forma que deseja no cabelo, seja ele liso, com volume, com cachos ou frisado.
“Quando começar a prender os fios e montar seu penteado, utilize um spray de construção, já que sua fixação é leve e poderá mexer o cabelo da forma que desejar. Se houver necessidade, utilize um spray texturizante”, explica Jean. Se ao finalizar o processo a cliente estiver satisfeita com o resultado, é preciso usar um spray de fixação forte, que tem a função de manter o penteado no lugar por muito tempo.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.