Conheça o projeto Tesourinha
Por TRESemmé | em 02/11/2013
Todo mundo sonha em se profissionalizar e ingressar no mercado de trabalho. Porém, nem todas as pessoas têm condições de bancar um curso particular de especialização, principalmente no ramo da estética.
Essa questão sempre inquietou o hairstylist brasileiro Ivan Stringhi, cujo maior desejo era ajudar a sociedade com o seu trabalho. Em 1992, ao voltar do Canadá, país onde morou por quase 10 anos, Ivan “arregaçou as mangas” e criou, em São Paulo, o Projeto Tesourinha, programa de inserção social focado na geração de renda para jovens e adultos de baixo poder aquisitivo.
A missão do projeto é combater a exclusão social por meio de qualificação profissional gratuita na área da beleza e oferecer noções de cidadania. O programa cresceu ao longo dos anos e, hoje em dia, os alunos do Projeto Tesourinha têm à disposição seis cursos, entre eles o de assistente de cabeleireiro.
Já existem quatro unidades na cidade de São Paulo e há planos de expansão. “Com certeza, nosso grande objetivo é atingir diversas regiões, como Zona Leste, Norte e Oeste, pois acompanhamos a dificuldade de alunos que vêm de muito longe. A procura em outros bairros e cidades do interior também é grande.”, afirma Naira Souza, coordenadora do Projeto Tesourinha.
Além disso, o programa já qualificou cerca de 26 mil pessoas. “Temos a sensação de dever cumprido diante de nossa missão e isso nos dá força para continuar nosso trabalho.”, revela Naira.
Porém, não é fácil manter uma infraestrutura de qualidade apenas contando com investimentos esporádicos do setor privado. Atualmente, os alunos assistem ao curso em cadeiras quebradas e guardam o material em armários desgastados.
Alunos participam de aula prática de cabeleireiro. Imagem: site do Tesourinha
Parceria efetiva
Com o apoio de TRESemmé, a Unidade Ibirapuera, que está localizada em Moema, vai ser revitalizada neste ano e ganhará cara nova. Serão doados novos móveis, uniformes e produtos. Além de ajuda operacional, TRESemmé vai dar suporte técnico, proporcionando aulas especiais ministradas pelos cabeleireiros embaixadores da marca. Ao final do curso, será entregue um certificado exclusivo a todos os formandos.
“Parcerias com empresas melhoram o conteúdo das aulas, gerando mais conhecimento e oportunidades aos alunos.”, conclui Naira Souza. Dessa maneira, será possível promover auxílio sustentável, melhorando a condição de trabalho das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.