Seu salão nas redes sociais

Por TRESemmé | em 03/11/2013

Seu salão nas redes sociais

Muitos profissionais de beleza ainda não enxergam nas redes sociais um meio de expandir o seu negócio. E eles não estão sozinhos: uma pesquisa feita pela Ecommerce School no ano passado mostra que apenas 20% das micro e pequenas empresas brasileiras investem em Facebook, Twitter e outras redes.

Para a maioria dos não-usuários, a falta de conhecimento é o principal motivo para que esses meios de comunicação sejam ignorados em suas estratégias de relacionamento e marketing. Ainda existe a ideia equivocada de que redes sociais servem apenas para grandes empresas.

Na verdade, toda empresa de qualquer tamanho pode e deve investir em redes sociais. E os salões de beleza não fogem à regra. Afinal, só no Facebok, hoje há mais de 46 milhões de brasileiros – no Twitter, são 35 milhões.

Com baixo custo, você tem a oportunidade de realizar promoções, sorteios, oferecer descontos especiais e, o mais importante, gerar engajamento com os clientes, fidelizando-os. Além, claro, de atrair novas pessoas para o seu negócio.

É bom ressaltar que o foco do investimento nessas plataformas não é o lucro imediato, mas o relacionamento com as pessoas, para que o seu salão seja bem falado e bem lembrado na internet. O dinheiro vem como consequência.

Como em qualquer estratégia de comunicação direta com a clientela, é preciso conhecimento, preparo e cuidado nas redes sociais. Confira a seguir algumas dicas para o seu salão garantir uma presença relevante nessas plataformas, sem riscos:

1. Planeje. Não abra uma página no Facebook ou no Twitter por impulso. Deixá-la em branco e sem atualizações compromete o nome da empresa. Informe-se sobre as possibilidades e as limitações de cada rede, decida quais plataformas usar e qual o conteúdo que será colocado em cada uma.

2. Comprometa-se com as postagens. É importante definir os melhores dias e horários para os posts, e não ficar colocando conteúdo toda hora. No Facebook, por exemplo, postagens em excesso cansam e afastam quem entrou na sua página.

3. Se você optar por fazer promoções, sorteios e concursos culturais, cuidado. As regras devem estar muito claras, para não gerar reclamações. Queixas em redes sociais são perigosas, podem se espalhar, inundar o seu perfil e comprometer o nome do salão.

4. Nunca apague uma crítica ou uma reclamação. Responda com educação, explique-se, contorne a crise. Ofensas e palavrões podem ser deletados, desde que você deixe claro que essa é uma regra do perfil, em um texto fixo e acessível.

5. Divulgue as páginas da empresa no próprio salão. Faça os clientes saírem de lá e entrarem nas suas redes, “curtirem” no Facebook, convidarem os amigos a fazerem o mesmo.

6. Se você não se sentir preparado para gerenciar suas redes sociais, procure profissionais que façam o serviço – existem muitas empresas e até profissionais liberais de comunicação especializados nisso.