Saiba como manter o sucesso ao trabalhar com familiares

Por TRESemmé | em 26/10/2014

Saiba como manter o sucesso ao trabalhar com familiaresNão é difícil encontrar salões de beleza em que os familiares atuem junto com o proprietário, em diversos cargos e funções. Também não é raro saber que essas relações vivem conflitando com o lado pessoal, e é preciso ter cuidado para que essa situação não afete o lado profissional, muito menos que prejudique os clientes.

Para o hairstylist Joel Buratti, do salão Espaço Contemporâneo Square, no Rio de Janeiro, uma dica importante é que os problemas de casa não sejam levados para o local de trabalho. “É preciso respeitar as diferenças e tanto o funcionário/familiar como o proprietário devem saber construir essa relação, sem levar questões familiares para o salão”, orienta.

Outra dica do profissional é que se houverem outros colaboradores no local que não haja relação de parentesco, o ideal é que os amigos e familiares não estejam diretamente subordinados a pessoas com que mantém laços afetivos. “Além disso, é essencial saber separar os assuntos profissionais e tratá-los apenas no local de trabalho”, explica.

Como em qualquer empresa, é importante deixar claro que o contratado é funcionário e deve seguir os procedimentos como todos os outros, inclusive o respeito as hierarquias que existirem e também com relação aos valores de salários e comissões. O colaborador que mantiver relação familiar deverá estar ciente que isso não lhe oferecerá vantagens.

Confira outras três dicas para lidar com familiares no trabalho:

  • É preciso cuidar da relação com os outros colaboradores que não são familiares. É preciso profissionalismo e transparência para que não se crie ciúmes e concorrência entre os demais funcionários;
  • Nunca chamar a atenção dos colaboradores em público;
  • Em caso de promoções e bonificação salarial, é importante expor aos demais os motivos de merecimento do funcionário, pois para os demais pode soar como privilégio;