Saiba como lidar com atrasos no salão

Por TRESemmé | em 12/10/2014

Saiba como lidar com atrasos no salãoA agenda de um profissional da beleza não é nada monótona. Sempre está cheia de horários e compromissos e é comum que em alguma ocasião aconteçam atrasos e o cliente precise ser atendido além do horário marcado.

Para que isso não prejudique a imagem do salão e o relacionamento com o cliente, é preciso ter jogo de cintura para lidar com a situação. Para Sandra Ribeiro, que atua no Espaço K Cabeleireiros, em São Paulo, é importante evitar o conflito e ser transparente. “Quando acontecem atrasos, é preciso informar a pessoa sobre a agenda assim que ele chegar. Em contrapartida, pode-se oferecer que ele agende outro dia, caso não possa esperar, ou se aceita ser atendido por outro profissional com a agenda livre”, orienta.

O bom atendimento não deve ficar de fora da lista e, por isso, se for atrasar não se esqueça de oferecer café, água, revistas e também a opção de outros serviços enquanto o cliente aguarda.

Uma opção é bonificar ou presentear o cliente, mas é preciso tomar cuidado para que isso não vire uma prática diária, pois pode influenciar no orçamento do salão. De acordo com Sandra, “O ideal é beneficiar com algum serviço relacionado com o profissional que atrasou. Por exemplo, dar uma hidratação se o procedimento marcado for de cabelo”.

Geralmente, quando a agenda atrasa, acaba resultando no “efeito dominó”, e compromete o atendimento de várias pessoas marcadas daquele dia. Para diminuir esse cenário, é preciso que aos auxiliares entrem em cena e possam minimizar a espera dos clientes.

Também é indispensável que o cliente seja avisado previamente. Para isso, peça a ajuda da gerência ou recepção do salão, para que entre em contato e comunique sobre o horário. Se o cliente solicitar falar com o profissional, é elegante que ele atenda, mostrando a preocupação e disponibilidade para resolver o problema.