Recepcionista: o cartão de visita do salão de beleza

Por TRESemmé | em 31/01/2014

Recepcionista: o cartão de visita do salão de beleza

Nem só de cabeleireiro e cliente é feito um salão de beleza. As recepcionistas também exercem uma função importante nesse quadro. “A recepção tem 25% da responsabilidade e importância do negócio. A boa gerência das marcações de clientes e a venda de produtos influenciam diretamente no faturamento”, aponta Cristiane Moura, gerente de RH do salão Werner Coiffeur.

Simpatia, boa apresentação e boa dicção são características básicas para essas profissionais. “As recepcionistas precisam, acima de tudo, gostar de gente, serem simpáticas, sorridentes, ágeis e pró-ativas”, opina. Por entender a importância das recepcionistas para o bom funcionamento dos negócios Cristiane recomenda o investimento em cursos. “Aprimorar as técnicas de atendimento e argumentação para atender a demanda de clientes é de extrema importância e um diferencial no currículo”, enfatiza.

O vaivém das agendas

Todos sabem que é preciso ter jogo de cintura para administrar os agendamentos de um salão. Para dominar essa dinâmica, o segredo está no atendimento telefônico. “Ao telefone, o cliente tem que ter a mesma qualidade de atendimento que tem no balcão. A recepcionista tem que ser ágil e oferecer opções de horários e profissionais”, explica.

Para ela, o erro mais comum é fazer encaixes para não perder o cliente e acabar atrasando o horário dos outros clientes. O encaixe precisa ser bem feito para gerar satisfação. Cristiane comenta que o segredo para dominar os encaixes é conhecer os profissionais e manter um bom diálogo com eles para ter noção do tempo gasto nos procedimentos. “Outro erro comum é esquecer de vender, perdendo uma ótima possibilidade para engordar o salário, aumentando o faturamento da loja”, reforça ela que acredita na venda de produtos como uma ótima oportunidade de impulsionar os negócios.