Iluminação do salão: ela faz toda a diferença no momento da coloração

Por TRESemmé | em 26/10/2014

Iluminação do salão: ela faz toda a diferença no momento da coloraçãoAlém de bons produtos e um profissional qualificado, a iluminação do salão também faz parte do conjunto de necessidades para que o resultado final de uma coloração seja satisfatório ao cliente.

Quando o local é iluminado com uma luz mais amarelada, pode influenciar no momento da tintura nos fios. “Mas isso só acontece quando a direção da luz está localizada diretamente sobre a cor”, explica o hairstylist Alexandre Zucker, do salão Vertigo Hair (SP). O profissional indica ainda que a luz quente (amarela) é necessária para realizar os serviços de beleza, mas é preciso cuidado com o posicionamento e direção da iluminação.

“Para um melhor resultado, devemos balancear a iluminação dentro do salão entre luzes quentes e frias, pois isso nos dará uma maior segurança na realização dos serviços químicos, nos mostrando com maior intensidade e brilho os resultados que desejamos além de termos um ambiente mais alegre e harmonioso” indica Zucker.

É preciso saber dosar a questão da iluminação, pois alguns locais ambientam-se apenas com luzes brancas, o que de acordo com Alexandre, torna o local frio e cansativo para clientes e profissionais.

Alguns salões têm pela própria estrutura, algumas janelas e aberturas, que proporcionam a entrada de luz solar natural. O profissional considera isso sensacional. “Com esta ambientação, teremos a luz natural sem interferências, e mesmo assim algumas alterações de cores podem acontecer levando em conta que cada pessoa lê e interpreta os tons de maneira diferente”, comenta.

Outra dica do expert é que se tenha cuidado com as roupas que o profissional veste ao estar posicionado atrás do cliente. “Pode trazer uma grande alteração na cor, escurecendo e alterando o verdadeiro resultado. Devemos treinar nossos olhos a ler e interpretar a cor como realmente ela é, assim como seus impactos nas pessoas”, orienta. Por isso, é preciso usar roupas claras.

Também é indicado o cuidado com a harmonização da iluminação na área dos lavatórios, que fará com que seja possível ler as cores com maior precisão. “As cores de roupas que as clientes usam também podem levar a uma alteração momentânea e por este motivo é sempre necessário a entrada da luz natural. Por isso, aconselho sempre a consultar o trabalho de um profissional especialista em iluminação antes de inaugurar o seu espaço”, finaliza Zucker.