Época de Copa do Mundo: é importante aprender inglês?

Por TRESemmé | em 27/05/2014

Época de Copa do Mundo: é importante aprender inglês?Apesar de toda a especulação a respeito da viabilidade de se realizar a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, o evento promete movimentar a economia do País. A previsão é que aumente o capital de hotéis, restaurantes e bares, e o salão de beleza também pode lucrar com o evento.

Tanto o estabelecimento quanto os profissionais de beleza devem estar preparados para atender clientes estrangeiros. Para isso, é importante dominar, nem que em nível básico, o idioma inglês. "É fundamental que no salão de beleza algum profissional e até mesmo a recepcionista tenham noção de idiomas. Ao ver o esforço dos profissionais para se comunicarem, o cliente pode se sentir mais acolhido e seguro dos serviços", afirma o hairstylist Alexandre Zucker, de São Paulo.

Para o expert, no processo de atendimento desses clientes, a recepcionista é de suma importância. Ela deve saber ou ter noção de outra língua, tanto para se comunicar com os clientes quanto para auxiliar os profissionais do salão que não tenham esse conhecimento. "Investir em cursos de formação para a recepcionista sempre será uma ótima oportunidade de marketing e de crescimento para o salão", comenta o profissional. Para ser encontrado por esse público estrangeiro, Alexandre também sugere que o site do estabelecimento seja traduzido para o inglês, como uma forma de disseminar a divulgação do trabalho.

"Nessas ocasiões de grande repercussão internacional, as pessoas precisam estar preparadas para prestar informações ou estabelecer um diálogo. O profissional visionário já se preparou, pois aprender o idioma requer dedicação. Mas ainda há tempo de aprender palavras e frases de uso cotidiano. Para quem não tem tempo de frequentar uma escola de idiomas, existem cursos on line muito bons, tanto gratuitos como pagos, que permitem a adequação do aprendizado ao horário que a pessoa tem disponível ", comenta.

Caso o salão de beleza não possua um profissional capacitado para estabelecer um diálogo com o cliente e saber o que ele realmente deseja e espera do serviço, Alexandre indica a contratação de um tradutor. Assim, nenhuma das partes vai ficar em dúvida se o procedimento está sendo executado da maneira esperada. "Essa dica é importante principalmente para negócios localizados em regiões com grande fluxo de turistas, como os Jardins, em São Paulo".