Dicas de conduta para o profissional de beleza

Por TRESemmé | em 03/11/2013

Dicas de conduta para o profissional de beleza

A postura profissional é um dos grandes diferenciais na disputa dos salões de beleza. Segundo uma pesquisa realizada pelo grupo Ikesaki, 69% dos clientes deixam de frequentar um estabelecimento por causa da má qualidade no atendimento ou devido ao comportamento inadequado do funcionário.

A nossa imagem pessoal revela o que somos e o que queremos ser. Assim, a postura de um funcionário de salão deve combinar comportamento ético e aparência bem cuidada, afinal, quem cuida da imagem dos outros deve, em primeiro lugar, dar atenção à própria.

O salão de beleza é o lugar onde o funcionário a maior parte de seu tempo, por isso se faz necessária uma relação harmônica e adequada, a fim de que as pessoas possam encontrar a realização de suas satisfações.

5 dicas para melhorar sua imagem

Faça um exercício de autoconhecimento: tenha objetivos profissionais claros e saiba identificar suas fraquezas para poder melhorá-las. Cuide bem para que a sua aparência revele exatamente o que você é por dentro.

Seja um profissional de conteúdo: o funcionário que investe em conhecimento está dois passos à frente daquele alheio às informações técnicas. Saber escolher o produto certo é fundamental, portanto, procure participar de treinamento constante e visite os centros técnicos das empresas, por exemplo, para absorver melhor as informações e ter segurança na hora de atender a clientela.

Não tenha medo de mudar: o salão é um local muito dinâmico e todos os dias surgem novidades. Logo, não se feche às mudanças: invista num corte novo e ousado, se interesse pelas novas técnicas e esteja sempre bem-informado. Essa postura encoraja seus clientes a quererem mudar também!

Procure sempre o melhor: deixe de lado o comodismo e tenha ambições. Para isso, recicle seu conhecimento de vez em quando, faça contatos e não descuide da sua imagem.

Respire alto-astral: quem trabalha com o público deve saber que simpatia e educação são essenciais. Pratique constantemente ações cordiais, transpareça positividade e nunca se esqueça das palavras mágicas “por favor”, “obrigada” e “com licença”.