Cursos de formação X especialização

Por TRESemmé | em 28/02/2014

Cursos de formação X especialização

Sim, existe diferença entre cursos de formação profissional e de especialização. E é importante saber caracteriza-los para não cair em nenhuma cilada na hora de se matricular. Luiz Eduardo, hairstylist do salão Jacques Janine Rio de Janeiro e Coordenador CEFOP, explica que enquanto os cursos de formação visam a inicialização nos serviços básicos como escova, corte, relaxamento, alisamento, coloração e mechas, os cursos de especialização oferecem um aprofundamento maior nas disciplinas e mais apego a temas pontuais - como preparar o profissional para prestar um atendimento de excelência ao cliente.

Para quem está começando na área, a dica do hairstylist é escolher um curso de boas referências, adquirir bons equipamentos e trabalhar sempre com produtos de excelente qualidade. Isso para começar! Porque um profissional do segmento beauty nunca pode parar de estudar.

Luiz recomenda o curso de cosmetologia como complemento para quem já tem mais tempo de estrada. “Os produtos cosméticos estão cada vez mais sofisticados e com tecnologias mais avançadas, o que demanda do cabeleireiro uma atualização constante e a preocupação de oferecer ao seu cliente informações sobre tudo que há de novo em relação a produtos e tendências”, enfatiza.

Ele ressalta que os investimentos feitos em educação têm retorno garantido, porque os clientes estão cada vez melhor informados. “Eles possuem acesso aos avanços na área de beleza através da internet, das revistas e dos meios de comunicação e buscam os profissionais atualizados”. Por isso, é tão importante ficar por dentro das novidades e estar em constante aprendizado.