Como transformar o salão em um spa

Por TRESemmé | em 29/06/2014

Como transformar o salão em um spaCorte, coloração, manicure, pedicure, procedimentos químicos... Um salão de beleza deve realizar com excelência todos esses procedimentos, mas hoje, mais do que solucionamento dos seus problemas, os clientes querem viver experiências.

Por isso, é tendência os salões de beleza transformarem seus serviços, ou alguns espaços do local, em um verdadeiro spa. "Imagine se enquanto corta o cabelo, o cliente receber uma sessão de reflexologia nos pés? Esses detalhes deixam o atendimento com cara de spa e agregam valor aos serviços prestados", afirma Robson Albuquerque, hairstylist do salão El Shaday Ipanema.

De acordo com essa filosofia, não é necessário grandes investimentos para reformas do salão, mas muita criatividade para aumentar a cartela de serviços que, claro, devem ser cobrados à parte. “Os clientes não compram cremes ou massagens, e sim bem-estar, relaxamento e beleza. É preciso olhar suas mercadorias e serviços sob a ótica deles”, completa Antonio Novaes, diretor de marketing da Associação Brasileira de Clinicas e SPAs.

Segundo os experts, mais do que o serviço, conta a ambientação, que pode ter velas, pétalas de rosa e iluminação especial; e postura do profissional, que deve se preocupar com o pré e o pós venda.  E, para isso, não é preciso investir em equipamentos caros, mas em soluções práticas que demonstrem qualidade e atenção. O ideal é ser único para o cliente, tornar-se consultor de saúde e beleza, e estabelecer um relacionamento.

Para aprender essas técnicas, diversos cursos de gestão de spa estão disponíveis no Brasil. Um deles é o SPA & Wellness Center, da Universidade Anhembi Morumbi. Considerado o primeiro SPA Escola do Brasil, ele garante um aprendizado multidisciplinar aos profissionais da beleza.