Como receber e cativar o cliente em sua primeira visita no salão

Por TRESemmé | em 23/07/2014

Como receber e cativar o cliente em sua primeira visita no salãoMontar uma cartela de clientes consistente é um desafio para qualquer profissional de beleza. Além do aumento diário da concorrência, é preciso encontrar a harmonia entre a agilidade do serviço e a excelência do atendimento. E o ponto de partida para aumentar a clientela é cativar o cliente em sua primeira visita ao salão.

"Por mais bem indicado que o profissional tenha sido, é necessário cativar logo de início. O bom atendimento começa no telefone, quando o cliente liga para marcar hora, e termina quando o manobrista entrega o carro. Todas as pessoas envolvidas são importante nesse processo", afirma Ivaldo Lima, hairstylist de Curitiba (PR).

Ivaldo indica que, ao receber um cliente, o profissional deve fazer um diagnóstico capilar e ouvir atentamente seus desejos e suas necessidades. "Deixe o cliente falar sem interrompê-lo. Somente depois disso argumente e dê a sua opinião profissional", recomenda.

O hairstylist afirma que, ao longo de sua carreira, formou centenas de profissionais tecnicamente bons, mas que não fizeram sucesso por falta de comprometimento. Por isso, para ele, cumprir os horários, saber ouvir e explicar detalhadamente ao cliente os pormenores do serviço que ele vai receber são atitudes fundamentais para a fidelização.

"Nesse processo, uma gafe imperdoável é tratar clientes de forma diferentes. Este não é um bom caminho para o sucesso. Não somos atores, portanto, não precisamos representar. Seja atencioso e verdadeiro consigo. Isso nunca dá errado", finaliza o profissional.