Você está em:
- Home
- Papo de Cabeleireiro
- Como obter lucro com o estoque do salão de beleza
Como obter lucro com o estoque do salão de beleza
Por TRESemmé | em 28/04/2014
O estoque de um salão de beleza pode gerar lucro ou prejuízo ao estabelecimento, e tem influência imediata no sucesso dos negócios. Para que não ocorram gastos desnecessários, é necessário saber o momento certo de comprar e a política de divisão dos custos dos produtos utilizados. “Em muitos casos, a empresa compra mais do que o necessário e o lucro demora a aparecer”, diz Alexandre Cantinho, consultor de gestão de negocios.
Para que o estoque se torne uma fonte rentável para o salão, os cosméticos devem ser separados em duas categorias: revenda, que abrange os produtos de manutenção que serão vendidos para o cliente, e uso interno, que serão utilizados pelos profissionais para realização dos serviços. Eles precisam estar em locais separados do salão (os de revenda, em local visível e atrativo), e contar com margens de lucro distintas.
Confira algumas dicas preciosas para não perder dinheiro com o estoque:
- Promova ações de endomarketing junto aos profissionais da equipe para evitar o desperdício de produtos. Manter um estoque pequeno é uma tendência cada vez maior, que exige que cada frasco seja usado em sua totalidade.
- Mantenha uma pessoa fixa cuidando do estoque. Ela deve ser responsável por pesar e medir os produtos antes de entregá-los para os profissionais, que passam a não receber mais o frasco inteiro de shampoo por exemplo. Essa quantidade limitada de cosméticos evita o desperdício no lavatório.
- No estoque, separe os produtos por categoria, de modo a facilitar o manuseio e agilizar o atendimento dos profissionais. Leia o rótulo de cada embalagem e fique atento às instruções de armazenamento, para que não haja o perigo da fórmula ser alterada por questões climáticas.
- Priorize a questão do descarte de materiais. Muitas empresas de coloração recolhem os frascos no salão para destiná-los corretamente. Adotando essa estratégia, você contribui para a preservação do meio ambiente e pode capitalizar a iniciativa como uma estratégia de marketing.
- Busque opções de softwares exclusivos para controlar o estoque.
- Fique atento ao prazo de reposição dos produtos. Em um salão com grande fluxo de pessoas, ele é de quinze dias. Mas quando você realiza uma promoção, esse período pode diminuir.
- Faça um levantamento de quais produtos ou marcas são mais procurados. Eles devem estar disponíveis em maior quantidade. Tenha sempre em mente o prazo de entrega dos fabricantes.
- Restrinja o acesso dos funcionários à sala de estoque. Recomenda-se que apenas uma ou duas pessoas tenham acesso a esse ambiente, para o pleno controle dos produtos utilizados.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.