Como fazer uma pesquisa de opinião entre seus clientes

Por TRESemmé | em 21/09/2014

Como fazer uma pesquisa de opinião entre seus clientesSaber seus pontos fortes e fracos é essencial para o sucesso do seu salão, atendimento e fidelização de clientes. Mas, é importante fazer isso de forma inteligente e leve, para que o cliente não ache chato participar de uma pesquisa e dar sua opinião.

Para Katia Kall, cabeleireira do salão Go Hair, em São Paulo, uma forma atrativa de envolver o cliente durante uma pesquisa de satisfação é usar ferramentas online. “Através do Survey Monkey ou Google Drive é possível criar formulários de forma rápida e prática. Com apenas alguns cliques é possível responder as perguntas. Se o administrador do salão preferir, a pesquisa pode ser feita depois do atendimento, com a entrega de um cartão e caneta”, orienta.

Outra dica da profissional, é que ao responder a pesquisa, o cliente seja beneficiado com algum desconto ou premiação. Isso motiva a interação e participação do cliente, que pode também indicar os serviços e a participação na pesquisa para seu círculo de amizades.

Ao montar um questionário, é necessário tomar cuidado com a quantidade de perguntas, para que o cliente não ache cansativo participar. “O ideal é inserir de cinco a seis perguntas”, orienta Katia. Além disso, a cabeleireira indica quais perguntas são fundamentais no questionário. Veja:

  • Avaliação da qualidade do profissional;
  • Avaliação da qualidade da linha e produtos usados;
  • Avaliação do atendimento;
  • Avaliação do ambiente;
  • Indicar como ficou sabendo do salão;
  • Sempre deixar um espaço para críticas ou sugestões.

“Usar tópicos como excelente, bom, regular ou ruim otimiza a pesquisa. E é mais interessante do que pedir para o cliente descrever as respostas”, finaliza a profisional. Essa dinâmica muda quando a resposta for específica, como no caso de responder como ficou sabendo do salão.