Como diminuir a rotatividade no seu salão

Por TRESemmé | em 30/08/2014

Como diminuir a rotatividade no seu salãoUma questão muito frequente no mercado da beleza e nos salões é a grande rotatividade de funcionários, o que é prejudicial para a rotina do salão. Muitas vezes, os clientes se acostumam com determinado colaborador e sentem falta dele, além das questões burocráticas e financeiras, como rescisões, despesas de um novo contrato e a adequação desse novo funcionário ao ambiente de trabalho.

Carlos Oristanio, consultor especializado em salão de beleza, destaca oito dicas que são essenciais para evitar que isso aconteça no seu salão.

Sempre questione: quando o colaborador pede demissão faça uma entrevista para saber o motivo. Todas as empresas têm fragilidades e potencialidades. Às vezes, a forma de pagamento, o salário ou a comissão estão fora da realidade do mercado.

Reconhecimento: prestigiar o funcionário é uma forma de mantê-lo satisfeito com o emprego. Quem não gosta de um elogio?

Objetivo: crie metas coletivas; trabalhe em equipe.

Seja confiável: honestidade é sempre a melhor política. Não traia a confiança do seu colaborador.

Procedimentos: siga as regras. É importante para o funcionamento do salão que o gestor seja o exemplo.

Respeito: mostre dedicação e interesse pelos outros. A discussão faz parte do crescimento profissional.

Estrutura: quartinho de vassouras e produto de limpeza não é refeitório. O profissional passa muitas horas no salão, e precisa de uma estrutura para fazer as refeições e descansar no horário de almoço.

Atualização profissional: invista em reciclagens e treinamentos. Faça parceria com empresas de cosméticos para capacitar e atualizar os seus colaboradores.