Você está em:
- Home
- Papo de Cabeleireiro
- Como definir o público-alvo do salão de beleza?
Como definir o público-alvo do salão de beleza?
Por TRESemmé | em 30/07/2014
Entender qual é o público-alvo do seu salão de beleza é fundamental não só para definir o comportamento e a postura dos profissionais, mas também para direcionar sua postura e definir estratégias para fidelizar e prospectar novos clientes.
Se o objetivo é atingir um público AA, por exemplo, o mobiliário do salão deve estar de acordo com as tendências de design de interiores e até o tradicional “cafezinho” precisa ser diferenciado: além de usar aquelas máquinas de café com diferentes sabores, invista em outros tipos de bebida, como capuccinos e coquetéis. “Proporcione um atendimento personalizado. Chame os clientes pelo nome, procure descobrir suas preferências e traga sempre novidades”, recomenda Alexandre Cantinho, consultor de negócios.
Já se o seu salão tem um perfil express, a dica é investir em profissionais ágeis que deixem tudo preparado antes do atendimento. Assim, o tempo de serviço é menor, já que, neste caso, muitas vezes a satisfação é conquistada por um serviço bom e rápido.
Muitos salões de beleza segmentaram ainda mais o seu público-alvo. Há aqueles especializados somente no cliente masculino, como o Red Salon Homem, do Rio de Janeiro. “Os homens procuram saber o que o profissional pretende fazer com o seu visual antes do início do serviço. A preocupação também está em maximizar o efeito do procedimento por mais tempo", enfatiza Rober Borsato, dono do Red Salon Homem.
Outro nicho que está sendo bastante explorado pelos salões de beleza é o público teen. Para cativar esse perfil de clientela, além de oferecer o que há de mais novo em nail art, colorações fantasia e cortes de celebridades, outros pacotes de serviços são disponibilizados, como o dia de beleza com as amigas, no qual todas passam a tarde no salão, recebendo aulas de automaquiagem, penteados simples e nail art. “O segredo é beneficiar seus clientes com serviços e produtos que ainda não utilizam. Isso garante a fidelização do público-alvo e mantém o seu estabelecimento sempre ativo”, finaliza Cantinho.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.