Você está em:
- Home
- Papo de Cabeleireiro
- Como analisar o perfil psicológico momentâneo do cliente de maneira elegante?
Como analisar o perfil psicológico momentâneo do cliente de maneira elegante?
Por TRESemmé | em 28/08/2014
No dia a dia de um salão de beleza, é normal chegarem clientes que desejam grandes mudanças no visual e que, muitas vezes, acabam usando o profissional também para desabafar, contar assuntos pessoais, alegrias e tristezas.
Para ajudar você a lidar com essa situação tão rotineira sem perder o profissionalismo, a hairstylist Neiva Pena respondeu a quatro perguntas sobre o que é indicado ou não durante uma conversa de salão e o que o papo pode ajudar o cabeleireiro no resultado final. Confira!
TRESemmé: O que é importante saber do cliente para avaliar seu perfil psicológico?
Neiva Pena: Nos casos de mudança de visual, é necessário saber o motivo. Pode ser por um trabalho novo ou por uma situação que ele esteja passando. Devemos tomar bastante cuidado quando são assuntos tristes, como uma desilusão amorosa. Neste casos, 90% dos clientes se arrependem. Por isso, indico transformações radicais apenas em caso positivos, para que o trabalho fique marcado de uma forma legal.
TRESemmé: Como abordar de maneira natural o cliente, para que ele possa se abrir?
Neiva Pena: Quando atendemos o cliente, percebemos algumas tendências de personalidade. Na entonação de voz, na posição que se coloca em relação ao ambiente. Caso não seja perceptível, devemos fazer essa abordagem de forma bem sutil e tomar cuidado ao destacar somente os pontos positivos.
TRESemmé: Entrar na vida pessoal é deselegante?
Neiva Pena: Se for uma situação em que necessite, ok; caso contrário, indico que o profissional pergunte somente o necessário. Às vezes, a gente sabe coisas sobre o cliente que acabam prejudicando o nosso trabalho e convívio. Agora, se o resultado final depender disso é legal saber um pouco mais, mas sem detalhes.
TRESemmé: Falar de carreira pode?
Neiva Pena: Só se isso for um objetivo. Num caso de promoção ou uma profissão mais séria, isso é importante, para o profissional cabeleireiro ter uma ideia mais clara sobre que linha seguir na transformação do visual.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.