Atitudes sustentáveis contribuem para o sucesso do salão

Por TRESemmé | em 29/04/2014

Atitutdes sustentáveis contribuiem para o sucesso do salãoA sustentabilidade está na moda. Como adotá-la no seu salão e torná-la mais uma estratégia de marketing, sem impactar diretamente nos custos fixos? A hairstylist Andrea Forti, de Piracicaba (SP), percebeu as vantagens de atitudes sustentáveis diretamente nos lucros “As clientes valorizam um salão que faça coleta seletiva do lixo, por exemplo. Aqui, separamos tudo, inclusive o que não pode ir para o descarte comum”, afirma a hairstylist.

Ela se refere a produtos como tubos de coloração e oxidantes, que por possuírem produtos químicos em sua composição, se descartados em aterros podem contaminar os lençóis freáticos. Para esse tipo de cosmético, muitas empresas oferecem o serviço de descarte correto. O salão entra em contato com o fornecedor, que retira o material ou pede que ele seja enviado pelos Correios.

Outra dica de Andrea é aproveitar ao máximo a claridade do dia. Criar um jardim de inverno ou aumentar o espaço das janelas, além de criar um ambiente aconchegante, reflete na redução da conta de luz e contribui para que você não erre nos tons da coloração: muitas vezes, a luz amarela usada nos ambientes "engana” o profissional na hora do serviço de cor.

“Em tempos de racionamento, se você quer economizar ainda mais, no fim do expediente retire todos os equipamentos da tomada. Mesmo desligados, eles acabam puxando energia quando ficam conectados”, informa a hairstylist.

A economia também passa pela lavagem das toalhas e dos quimonos usados nos serviços de beleza. Vale o investimento de comprar uma quantidade maior no início para ter a possibilidade de juntar e enviá-los para higienização correta a cada quinze dias. Outra opção, que as clientes vêm valorizando, são as toalhas descartáveis biodegradáveis. Elas são extremamente higiências e podem ser um charme a mais para o salão de beleza.

A dica final de Andrea é ter cuidado no estoque e no manuseio dos produtos. Durante o atendimento no lavatório, muitos profissionais podem achar que impressionam ao usar uma quantidade maior de shampoo e máscara, por exemplo. “Além do desperdício, isso não afeta no resultado final do trabalho e contribui para a maior contaminação da água limpa”, comenta a expert. Uma dica para que isso não aconteça é retirar os frascos de 1 litro do lavatório e trabalhar com cumbucas pequenas, com a quantidade ideal para a realização daquele procedimento.