Aplicativo para o salão: como ele pode potencializar os lucros?

Por TRESemmé | em 29/04/2014

Aplicativo para o salão: como ele pode potencializar os lucros?

Para muitos profissionais da beleza, entrar no mundo digital criando um website ou desenvolvendo uma política de e-mails marketing para a sua clientela já foi um grande avanço. Agora, outra inovação tecnológica se apresenta como um desafio: os aplicativos.

A popularização de tablets e smartphones facilitou o dia a dia das pessoas, e permitiu o acesso a um mundo de facilidades e serviços de comunicação. Os aplicativos do segmento de beleza oferecem experiências diversas, desde escolher o make-up que mais combina com determinado tipo de rosto até testar diferentes cortes e cores de cabelo ao fazer o upload de uma foto.

"Um aplicativo para salão, além de criar uma proximidade com a clientela, fornecendo uma interação direta por uma mídia digital, promove a expansão da marca e uma publicidade gratuita dos serviços", comenta  Sérgio Andrade, designer digital.

Segundo ele, os aplicativos têm muitos recursos que podem ser usados para otimizar a divulgação do salão. Um app com recurso de geolocalização, por exemplo, permite que o cliente localize os estabelecimentos que estão perto dele. A maioria dos aplicativos são gratuitos para o usuário, ou seja, basta acessar o Google Play ou a APP Store, baixar no celular e começar a usá-lo.

Outro recurso interessante está presente em aplicativos que exibem a avaliação dos clientes, com notas e comentários sobre os serviços recebidos. Nesse caso, a clientela nova ou os interessados podem saber se o salão tem uma boa reputação ou não. “Uma funcionalidade que permita o agendamento de tratamentos facilita o encaixe de  horários e, por deixar o processo mais dinâmico, ajuda a resolver o problema de muitos salões: administrar a agenda”, comenta Sergio.

O preço de tudo isso? "Desenvolver um aplicativo com recursos mais integrados e personalizados tem um custo mais alto. Mas existem alguns aplicativos sociais que ajudam a localizar o salão mais próximo, marcar horário e avaliar o atendimento. Ter o próprio aplicativo tem suas vantagens, mas ter uma boa fama em algum app social difundido já traz mais credibilidade", finaliza.