Você está em:
- Home
- Papo de Cabeleireiro
- Anamnese: essencial para qualquer serviço de beleza
Anamnese: essencial para qualquer serviço de beleza
Por TRESemmé | em 27/05/2014
Ao longo da sua carreira, quantas vezes você viu um colega de profissão iniciar um trabalho de beleza sem antes conhecer nada sobre a cliente ou fazer um diagnóstico prévio dos fios?
Hoje, a beleza tornou-se sinônimo de saúde, e esse comportamento não é aceitável inclusive pelas clientes, que não desejam o correr o risco de não gostar do visual ou de receber um trabalho que cause alergias, por exemplo.
Nesse processo, fazer um diagnóstico é fundamental, e esse processo é chamado de anamnese (do Grego, "ana", trazer de volta, e "mnesis", memória). "A anamnese é uma entrevista realizada pelo profissional antes de iniciar o trabalho. Ela tem a intenção de ajudar o cabeleireiro a definir o estado que o cabelo se encontra e os desejos da cliente", afirma Fábio Cassandro, sócio-proprietário do salão UP HAIR DESIGN.
Neste processo, o profissional pode ficar em dúvida sobre que perguntas fazer. Para ser assertivo no resultado da entrevista, Fábio indica algumas questões: "Qual é o desejo da cliente?" "A profissão?" "Sempre arruma o cabelo em casa ou no salão?"," Por que optou por determinada mudança no visual?", "Com qual frequência lava os cabelos?", "Já se submeteu a quais processos químicos?".
"As pessoas estão sempre sem tempo e, por isso, acabam exigindo que o profissional faça tudo muito rápido. A anamnese ajuda a ser mais diretivo no trabalho, pois o profissional consegue extrair a maior quantidade de informação possível, podendo, assim, oferecer um serviço personalizado. O processo dura, no máximo, 10 minutos", afirma Fábio.
Para o expert, quando o profissional realiza esta etapa, passa para a cliente segurança e o desejo de que vai fazer o melhor trabalho possível. "Durante a entrevista, escreva tudo em um caderno ou notebook, para guardar as informações obtidas. Assim, tanto o profissional quanto seus colaboradores terão acesso às informações e, caso a cliente queira realizar o mesmo serviço daqui a algum tempo, o cabeleireiro que for atender já sabe do diagnóstico", finaliza.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.