Você está em:
- Home
- Papo de Cabeleireiro
- Os 5 pontos que mais estressam os profissionais da beleza
Os 5 pontos que mais estressam os profissionais da beleza
Por TRESemmé | em 31/05/2014
O mundo da beleza é cercado de glamour, cores e tendências, certo? Mas o estresse muitas vezes atrapalha esse "universo fashion", já que os trabalhos nos fins de semana e os horários flexíveis se tornaram uma constante para os profissionais. Por isso, não é raro vermos cabeleireiros afastados do trabalho por conta da estafa.
Como evitar que essa situação extrema aconteça? Conhecendo os principais pontos de estresse e sabendo lidar com eles. Veja algumas dicas de Christian Barbosa, CEO da Triad PS, especializada na área de produtividade e administração do tempo.
Qualquer mudança no trabalho deixa você ansioso
Existem pessoas que vivem estressadas e ansiosas mesmo quando não estão trabalhando, ou seja, em momentos em família ou de lazer. "A pessoa não consegue se desligar dos problemas, transformando os momentos pessoais em horas improdutivas", comenta Christian. Para evitar esse problema, faça uma separação delimitada entre o trabalho e o lazer, deixando os problemas e as situações a serem resolvidas no ambiente profissional restritas à quando você está trabalhando.
O tempo é curto para realizar todas as suas atividades
Para não sofrer com a falta de tempo, separe as metas que deseja alcançar a curto, médio e longo prazo. “Pergunte a você mesmo quais são as tarefas urgentes, importantes e circunstanciais e organize seu tempo para aquilo que realmente traga resultados e valha a pena ser investido, não deixando, porém, de reservar todos os dias na sua agenda um momento para relaxar e atividades que lhe tragam prazer", afirma Christian. Outra atitude que pode ajudar é anotar tudo em um caderno ou aplicativo.
Desconexão com o restante da equipe
Isolamento é uma palavra forte, mas ele existe em diversos degraus quando estamos estressados com o trabalho. No começo, você deixa de ir a happy hours e eventos sociais porque estava em reuniões, depois, você parece um "estranho no ninho", totalmente desconectado com o ambiente, com os desejos e com os anseios da sua equipe. Para que isso não aconteça, reserve um tempo para socializar com os colegas de trabalho. Nunca ache que você está desperdiçando "minutos preciosos", mas que faz parte do trabalho esse tipo de conexão.
Falta tempo para atualização profissional
A quantidade de livros estacionados na sua estante está aumentando? Qual foi a vez que você fez um curso ou participou de uma palestra? Não deixe que o excesso de trabalho promova um isolamento intelectual. Reserve quinze minutos diários para leitura ou para fazer um curso à distância. Essas podem ser formas de relaxamento frente à rotina exaustiva.
Baixa produtividade da equipe
Lembre-se de que as pessoas têm qualidades e níveis de produtividade diferentes. Cabe ao gestor potencializar o que cada um pode oferecer, não se esquecendo que o trabalho com beleza está distante de compor uma linha de produção. "Fazer reuniões periódicas com a equipe é uma excelente maneira para dizer o que você quer e como deseja chegar lá, de maneira que todos fiquem com as metas alinhadas", informa Christian
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.