Saiba como usar as ampolas de tratamento
Por TRESemmé | em 08/11/2013
Elas podem ser pequenas no tamanho, mas são grandiosas no que diz respeito a tratar os fios de maneira poderosa. Essas são as ampolas capilares, que têm a função de repor os nutrientes dos cabelos que são perdidos com a realização de processos químicos e físicos. “Além de repor tudo o que é perdido, há um acréscimo de nutrientes às madeixas, que ficam hidratadas, maleáveis e fortes”, afirma Katia Pacheco Barbosa, hairstylist e diretora do salão Menta Pimenta, em São Paulo.
Existem ampolas específicas para cada tipo de cabelo e problema dos fios, e o segredo na hora de escolher a sua é adequá-la ao seu tipo de cabelo. Segundo Kátia, além de ampolas para cabelos normais, com relaxamento, pontas secas e oleosos, é possível encontrá-las com a função termoativa, ou seja, que são ativadas pelo calor do secador criando uma película protetora no fio com o objetivo de garantir mais brilho.
Como aplicar as ampolas capilares?
Práticas e rápidas, as ampolas entram em ação após a a lavagem normal dos cabelos, que além de limpar, tem a função de abrir as escamas dos fios. “É só espalhar a ampola de forma igual por todo o cabelo. Ela age muito rápido e, depois, é só enxaguar”, comenta Kátia.
Além da praticidade e do resultado incrível, as ampolas não necessitam de aplicação constante. Uma aplicação a cada quinze ou vinte dias é suficiente para repor os nutrientes de um cabelo com química. Sendo assim, cabelos virgens podem receber o tratamento uma vez por mês. Outra alternativa é usá-la misturada com a máscara de hidratação creme de tratamento.
“Quem tem cabelos coloridos pode optar por ampolas que tenham silicones, ativo que ajuda na retenção da cor. Para manter o tom loiro, prefira aquelas com pigmentos violeta, que não deixam o cabelo amarelar. Evite aplicar no couro cabeludo para prevenir alergias. Para quem tem cabelos ressecados, opte por ampolas com ingredientes que seguram a água nos fios, como manteiga de karité e óleos vegetais”, informa Kátia. Se o cabelo é liso e fino, opte pelas mais líquidas. Se é grosso e ondulado, aposte nas cremosas.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.