Raiz escura e pontas claras: moda ou desleixo?

Por TRESemmé | em 27/02/2014

A diferença entre a moda de raiz escura e pontas claras e cabelos desleixadosHá alguns anos o mundo beauty viu chegar com força a moda dos cabelos em degradê, nos quais a raiz e as pontas recebem uma gradação de cor do escuro para o claro. Para as loiras e platinadas, essa tendência comemorada. Isso porque a possibilidade da raiz escura diminuiu as idas ao salão de beleza em busca de retoques.

“Geralmente, o retoque para manter a raiz na cor do comprimento é feito a cada 15 dias. Dar um prazo maior protege a integridade do fio e do couro cabeludo, evitando o envelhecimento precoce”, ressalta Márcia Maria, presidente da HCF.

Mas optar pela técnica, que se popularizou com o nome de ombré hair, é bem diferente de deixar a raiz natural crescer nem nenhum controle. Pelo método, a raiz recebe cores escuras ou é deixada natural e o restante do cabelo é clareado gradativamente, com mais intensidade na ponta.

Segundo Mônica Rodrigues, diretora do Llongueras Brasil, os efeitos ficam a critério de cada profissional, que deve orientar as clientes a voltarem ao salão para a aplicação de tonalizantes uma vez por mês, realizarem hidratações quinzeais e fazerem um ritual de manutenção da cor com shampoo e condicionador próprios. Assim, o ar natural que não é prejudicado pelo crescimento da raiz.

A técnica caiu nas graças de celebridades internacionais, como Drew Barrymore, e nacionais, como a modelo e atriz Fernanda Lima. Uma técnica que deu certo, e continua fazendo a cabeça das brasileiras.