Quais produtos podem ser usados na raiz dos cabelos?
Por TRESemmé | em 21/07/2014
Os cosméticos capilares são verdadeiros amigos da saúde capilar, certo? Depende! Até o melhor produto do mundo pode ser prejudicial aos fios caso seja aplicado de maneira inadequada. Quais produtos podem ser usados na raiz dos fios e quais são aqueles que devem passar longe? A hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, no Rio de Janeiro, responde a essas dúvidas. Confira!
TRESemmé: Quais produtos podem ser usados na raiz dos cabelos?
Viviane Siqueira: Na raiz dos cabelos, indico usar somente coloração e alguns tratamentos do couro cabeludo, como antiqueda, fortificantes ou esfoliantes. Alguns produtos que promovem a limpeza profunda da região também estão liberados.
TRESemmé: E quais produtos devem ficar longe desta região?
Viviane Siqueira: Alisamentos possuem uma técnica especial de aplicação, e não ficam em contato diretamente com a raiz dos fios, com o risco de ocasionar queda e até queimaduras. Produtos de tratamento muito carregados de matéria-prima gordurosa devem ser passados do comprimento às pontas, para não deixar o couro cabeludo oleoso. Cosméticos de finalização, como leave-in, gloss e sérum, também devem ficar longe da região. O efeito é parecido com os poros da pele: se existe muita oleosidade e resquícios de produtos, os poros podem entupir.
TRESemmé: Quais são as consequências de se passar produtos errados na raiz dos cabelos?
Viviane Siqueira: Queda de cabelo, dermatite seborreica, caspa, excesso de oleosidade, queimadura do couro cabeludo no caso de alisamentos e descamação.
TRESemmé: Como higienizar a região corretamente?
Viviane Siqueira: Cabelos normais devem ser lavados dia sim, dia não; os oleosos, diariamente; e os secos, três vezes na semana. Todos devem receber um shampoo adequado ao tipo de fio e serem massageados bem com as pontas dos dedos. O condicionador deve ser aplicado somente do comprimento às pontas, evitando a raiz. Quando os fios são oleosos, o condicionador se torna opcional.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.