Protetor solar para os cabelos?

Por TRESemmé | em 13/01/2014

Protetor solar para os cabelos?

Não é só a água do mar e da piscina que prejudicam a saúde dos fios, o sol também impacta negativamente a estrutura capilar. Segundo Cassiano Escudeiro, químico do IPclin – Instituto de Pesquisa Clínica Integrada Ltda, no verão é necessário redobrar os cuidados com os cabelos, para que eles não fiquem muito danificados.

Para manter a boa saúde dos fios é preciso protegê-los contra a radiação ultravioleta. “O cabelo é constituído em mais de 95% de proteína e quando nos expomos intensamente ao sol, principalmente no verão, ocorrem quebras da estrutura proteica capilar e o resultado disso são fios mais frágeis, quebradiços, opacos, desidratados e sem cor”, explica.

Para ele, sair ao sol usando protetor solar faz toda a diferença! “Há leave-ins que possuem normalmente uma concentração maior de ativos que protegem os cabelos. Com certeza, prevenir é sempre melhor do que remediar como diz o ditado”, enfatiza.

Cassiano acrescenta que existem novas tecnologias inseridas nas formulações cosméticas capilares capazes de trazer inúmeros benefícios. “As pessoas devem procurar xampus, condicionadores, máscaras e cremes para pentear que contenham filtros solares”, sugere o químico. Este cuidado vale principalmente para os cabelos coloridos, porque eles já passaram por um desgaste físico-químico prévio.