O que potencializa o efeito da hidratação feita no salão?

Por TRESemmé | em 24/08/2014

O que potencializa o efeito da hidratação feita no salão?Para manter os cabelos sempre bonitos, com brilho e sem frizz, nada melhor do que indicar para as suas clientes a hidratação periódica dos fios. Principalmente para quem usa colorações e faz uso de muitos produtos químicos, alisantes ou texturizantes. A hairstylist Paula Caroline de Faria, do Lincoln Tramontini Atelier de Beleza, no Paraná, dá dicas de como melhorar o processo de hidratação.

“O ideal é usar um produto específico para cada tipo de cabelo, começando com o xampu, seguido de máscara e finalizando com leave-in ou protetor térmico”, explica. Um truque importante e que não pode falar no passo a passo da hidratação é, antes de aplicar a máscara capilar, retirar todo o excesso de água das madeixas com uma toalha. “Essa dica é importante para que a máscara não seja diluída na água”, indica.

A quantidade de mechas na hora de dividir os cabelos também é importante. O ideal é dividir os fios de quatro a cinco partes, passar a máscara (em pouca quantidade) e espalhar por toda a extensão. "Após a aplicação, penteie os fios para distribuir melhor o produto. Depois do enxágue, retire bem a umidade com uma toalha. Caso a opção for secar naturalmente, passe um leave-in com proteção UVA e UVB para evitar que se perca a umidade com a radiação solar. Caso a secagem for feita com secador, aplique um protetor térmico”, destaca.

Outra orientação da expert é ficar atento ao tempo de pausa do produto hidratante. Deixar mais tempo do que o recomendado, achando que o resultado final será melhor, não é um benefício real. “Caso queira potencializar a ação da máscara, use uma touca térmica", comenta a expert.

Para cabelos quimicamente tratados, é aconselhável hidratar os fios semanalmente, lembrando que cabelos fragilizados precisam de produtos que proporcionem força. Já se a manutenção for feita em casa, o cabeleireiro deve indicar para seus clientes uma linha de produtos que seja adequada para o tipo de cabelo e possa ser usada duas vezes por semana.