O que é a densidade capilar?

Por TRESemmé | em 11/03/2014

O que é a densidade capilar?

No mundo da beleza profissional, não é incomum ouvir hairstylists conversando sobre produtos e técnicas para aumentar a densidade capilar de clientes com cabelos muito finos e ralos. Mas o que isso quer dizer? "A densidade capilar é a quantidade de fios que temos por centimetro quadrado do couro cabeludo, indicando o quanto o cabelo é fino ou grosso, podendo variar entre indivíduos ou raças. Pessoas de pele e cabelos claros têm menos densidade de fios", comenta Alexandre Zucker, proprietário do salão paulistano Vertigo Hair,.

Esteticamente, uma boa densidade capilar é caracterizada por cabelos abundantes, volumosos e saudáveis.  Os fatores mais comuns para que isso não aconteça, segundo Alexandre, são gravidez (voltando ao normal entre 3 e 6 meses após o parto), idade (a densidade capilar diminui em ambos os sexos após os 50 anos) e quando os cabelos recebem muitos procedimentos químicos.

Quando o problema é detectado pelo profissional, alguns "truques" podem ser empregados. Segundo Alexandre, pode-se  utilizar a técnica da ondulação permanente , escovas, cortes e a utilização de produtos de modelagem. Pomadas, mousses, shampoos de volume e spray de modelagem ajudam a encorpar os fios", comenta o profissional, que lembra que ao utilizar esse tipo de cosmético, é necessário passar um shampoo de limpeza profunda a cada 10 ou quinze dias. Caso contrário, os fios se tornaram pesados e menos densos.