Cortei a franja e a cliente não gostou. E agora?

Por TRESemmé | em 20/05/2014

Cortei a franja e a cliente não gostou. E agora?

Todo profissional é passível de, vez ou outra, precisar administrar a situação da cliente não gostar do trabalho realizado. Quando o assunto é cortar a franja, então, os problemas aumentam. Afinal, uma vez que ela ficou mais curta do que o esperado, o que pode ser feito? Veja as dicas do hairstylist Alexandre Zucker, do salão Vertigo Hair.

TRESemmé: Como o profissional pode agir quando a cliente não gosta de como ficou o corte da franja?
Alexandre Zucker:
Conversar é a melhor solução até que entendamos o que deu errado. E nada de discussão: tentar consertar é o melhor rémedio, pois profissionalismo precisa prevalecer. Afinal, todos somos passíveis de erro.

TRESemmé: Qual é o truque se a franja ficou curta demais?
Alexandre Zucker:
Um dos truques é fazer uma franja "falsa" que sobreponha a já cortada, o que causará peso e irá disfarçar o problema. Vá cortando aos poucos até que a cliente esteja totalmente segura para utilizar aquele comprimento.

TRESemmé: E se mesmo assim, a cliente não gostar do resultado?
Alexandre Zucker:
Em alguns casos, a franja curta não tem solução e é preciso esperar que os cabelos cresçam. Por isso, na hora de corrigir o erro, o profissional deve levar em consideração o padrão de crescimento do cabelo, pois, se forem muito rebeldes, limitam a utilização de truques como desfiar os fios ou fazer a franja falsa.

TRESemmé: E se ficou longa, quais as técnicas para encurtar?
Alexandre Zucker:
A franja longa é sempre mais facil de resolver. Uma dica é sempre secar os cabelos antes de finalizar uma franja, pois quando estão molhados, os fios tendem a retrair (encolher), "enganando" o profissional quanto ao seu real comprimento.

TRESemmé: Quais detalhes é interessante ponderar antes de cortar uma franja?
Alexandre Zucker:
Os padrões de crescimento dos fios são o principal detalhe que devemos ter atenção na hora de cortar uma franja, ou seja, se ele tende crescer para direita ou para a esquerda. Se você não considerar este fator, a franja poderá ficar torta, arrepiada ou curta demais.