Como lavar cada tipo de cabelo?

Por TRESemmé | em 14/04/2014

Como lavar cada tipo de cabelo?

É comum as clientes perguntarem para o profissional da beleza por que os cabelos costumam ficar mais sedosos e brilhantes quando lavados no salão. Pura técnica? Produtos diferentes? Para tirar essas e outras dúvidas, entrevistamos Luiz Cintra, hairstylist do salão Emília Borges, em São Paulo.

TRESemmé: Quais são as atitudes corretas e erradas que as clientes fazem ao lavar os cabelos em casa?
Luiz Cintra:
As atitudes mais erradas são usar um tipo de shampoo que não é o indicado para seu tipo de cabelo, esfregar o couro cabeludo com muita força e por muito tempo e não esfregar toda a extensão do couro cabeludo e dos fios, deixando algumas partes com acúmulo de resíduo. 

TRESemmé: Por que é diferente lavar os cabelos em casa e no salão de beleza?
Luiz Cintra:
No salão, um profissional que foi treinado para a tarefa de lavar o cabelo executa o procedimento. Ele usa um shampoo específico para o tipo de fio da cliente e outro para o couro cabeludo, além de enxaguar perfeitamente as madeixas e esfregar os produtos com a intensidade certa.

TRESemmé: Lavar cabelos crespos e lisos é diferente? Quais devem ser os cuidados em cada um desses casos?
Luiz Cintra:
O procedimento de lavar o cabelo é igual para todos os tipos de fio, sendo exceção da regra as pessoas que têm o couro cabeludo sensível. O que muda são os produtos que devem ser usados e os procedimento de condicionar o cabelo e de retirar o excesso da umidade de acordo com o tipo capilar.

TRESemmé: O mesmo se aplica a cabelos longos e curtos?
Luiz Cintra:
O que muda nesse caso é o cuidado para não embaraçar muito na hora de lavar os mais longos. Devido a extensão maior do fio, esse tipo de cabelo esta mais propenso a embaraçar do que os curtos.

TRESemmé: Quais produtos devem ser aplicados desde a raiz e quais devem ser evitados?
Luiz Cintra:
Todos os shampoos devem ser aplicados no couro cabeludo. O ideal é que eles sejam levemente diluídos em água para uma distribuição mais homogênea no couro cabeludo inteiro, evitando o depósito excessivo em uma região específica e a falta em alguma outra região. Devemos aplicar o condicionador somente no comprimento e nas pontas do cabelo. Quanto mais liso e fino o fio, mais para as pontas devemos proceder a aplicação.

TRESemmé: É bom desembaraçar os cabelos ainda no chuveiro? Com qual tipo de pente?
Luiz Cintra:
Enquanto estamos condicionando podemos desembaraçar os fios, mas eu prefiro e indico somente condicionar, espalhar e massagear o fio com as mãos, pois mesmo desembaraçando no chuveiro, teremos que realizar o procedimento novamente após retirarmos a umidade com a toalha. Então, indico desembaraçar somente após a retirada da umidade. O único caso que desembaraçar no chuveiro é imprescindível, é quando falamos nos cabelos cacheados. Para retirada da umidade, devemos pegar a toalha de algodão e irmos amassando o fio e pressionando a toalha de baixo para cima, já formando e definindo os cachos.

TRESemmé: É interessante lavar os fios com água mineral?
Luiz Cintra:
Podemos lavar o cabelo com essa água usando um shampoo anti resíduo para uma limpeza mais profunda dos fios. Por não conter cloro e outros ativos que encontramos na água encanada, o fio fica mais limpo e, o cabelo, com brilho.