Como cuidar do couro cabeludo?
Por TRESemmé | em 19/06/2014
Dermatologistas, cabeleireiros e tricologistas são unânimes em dizer que não basta hidratar constantemente os cabelos para mantê-los sempre bonitos e saudáveis: é fundamental, também, cuidar da saúde do couro cabeludo. Mas por que isso é necessário e quais devem ser os procedimentos adotados? O hairstylist e visagista Mauricio Morelli esclarece essas e outras dúvidas. Confira!
TRESemmé: Qual é a importância do couro cabeludo para a saúde capilar?
Mauricio Morelli: O couro cabeludo saudável é extremamente importante para a beleza capilar. Descamações, alergias e oleosidade interferem na respiração da pele, no entupimento dos folículos pilosos e na hidratação correta da fibra capilar, podendo ocasionar até queda dos fios.
TRESemmé: Quais são os principais erros na hora de cuidar do couro cabeludo?
Mauricio Morelli: Geralmente, as mulheres não dão a devida atenção à proteção e aos cuidados com o couro cabeludo, utilizando linhas de produtos inadequadas às necessidades da pele e massageando a região com cremes muito oleosos. Os maiores erros são: banho em água muito quente, enxágue inadequado do shampoo e dos cremes (deixando resíduos), uso das unhas na higienização, exposição excessiva ao raios UV, dormir com os cabelos molhados, prender os fios usando muita tração e intervalos longos entre uma higienização e outra.
TRESemmé: Qual é a importância de cuidar bem do couro cabeludo?
Mauricio Morelli: Um couro cabeludo saudável resulta em cabelos saudáveis. Essa é uma região muito muito sensível e complexa, que por meio do suor elimina produtos nocivos ao metabolismo do corpo. É importante lembrar que o couro cabeludo não é uma região "morta" do corpo. Pelo contrário: é um centro nervoso receptor de todas as sensações, além de abrir passagem de certas substâncias e se opõe a outras. Portanto, deve ser protegido das agressões externas com filtro solar e chapéus ou bonés.
TRESemmé: O couro cabeludo pode sofrer modificações ao longo da vida?
Maurício Morelli: Sim. O envelhecimento cutâneo ocasiona vários tipos de modificações: as glândulas sebáceas reduzem as suas atividades e o número de glândulas sudoríparas diminuem, deixando o couro cabeludo mais desprotegido e exposto às agressões exteriores, como queimaduras do sol.
TRESemmé: Quais tratamentos você indica para a saúde da região?
Mauricio Morelli: O tratamento do couro cabeludo deve ser indicado por um tricologista, que fará um diagnóstico preciso e, se necessário, realizará exames específicos para diagnosticar o que precisa ser feito e as atuais irregularidades.
TRESemmé: Existem cosméticos que ajudam na proteção do couro cabeludo?
Mauricio Morelli: Quando faço o diagnóstico de uma irregularidade do couro cabeludo, encaminho a cliente a um tricologista de confiança. Os cabeleireiros devem ser conscientes de que tratamentos ligados à saúde, como a pele do couro cabeludo, devem ser realizados por médicos, e não por profissionais da beleza. Quando o diagnóstico é errado, o tratamento inadequado pode piorar o caso e o problema pode aumentar. Sempre informo meu cliente sobre alguma irregularidade e recomendo procurar ajuda médica.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.