Como cuidar bem do couro cabeludo

Por TRESemmé | em 26/01/2014

Como cuidar bem do couro cabeludo

Muitas pessoas acabam se preocupando apenas com a beleza dos fios e se esquecem de outra área fundamental para a saúde dos cabelos: o couro cabeludo. Por revestir o crânio humano e fixar os cabelos, ele é de vital importância para a saúde dos fios. “O couro cabeludo é muito sensível a fatores externos e internos. Isso também reflete no resultado dos fios. Por exemplo: o calor, o vento, o sal, o cloro e principalmente o sol são agentes externos que provocam danos significativos”, afirma Sheila Bellotti, terapeuta capilar.

Um erro comum apontado por Sheila é usar muitos produtos condicionadores, xampus, cremes com silicone e gel, na tentativa de melhorar o aspecto dos fios e acabar esquecendo que isso acaba prejudicando o couro cabeludo. “O ideal é fazer testes não invasivos, para detectar resistência, brilho e sedosidade, entre outros, o que permite constatar o que foi narrado pelo paciente e auxilia na programação do tratamento”.

Quanto à limpeza dos fios, Sheila indica lavá-los diariamente. “Ele também faz parte do corpo e o acúmulo de resíduos, como poluição e oleosidade, também podem prejudicar os fios, assim como trazer mais problemas para o couro cabeludo”, explica. Já em relação aos xampus antirresíduos ou de limpeza profunda, o uso deve ser feito com bastante cautela “Seu uso constante pode remover ativos e substâncias cruciais para a saúde capilar. Sugiro que eles sejam indicados e supervisionados por um especialista”, reforça.

De acordo com a terapeuta, a higienização deve ser feita com as pontas dos dedos, evitando esfregar o couro cabeludo com muita força, para não estimular muito as glândulas sebáceas, bem como evitar o emprego das unhas para não ferir. “Outro ponto essencial é utilizar máscaras condicionadoras ou até mesmo o condicionador habitual somente nos fios e nunca no couro cabeludo”. Além disso, Sheila comenta que a água fria pode ser uma aliada na ativação da circulação, pois melhora a irrigação dos capilares.

Produtos para o couro cabeludo

É comum vermos a indicação de produtos mentolados para o couro cabeludo. Segundo a terapeuta, a menta caiu nas graças dos cosmetólogos por sua extensa ação terapêutica. A menta é antisséptica, antiinflamatória, refrescante e ainda, pode ser empregada em produtos para queda de cabelos.

Já os esfoliantes capilares ajudam a eliminar o excesso de descamação, promovendo a tonificação, o refinamento do tecido, auxiliando na circulação e metabolismo. “Exceto em casos de alergia, lesões, pré e pós-química, tanto de redução, quanto de oxidação, os peelings capilares são ideais para se iniciar qualquer tipo de tratamento capilar. Os benefícios  são couro cabeludo e fios mais saudáveis. Mantendo um couro bem oxigenado, sem impurezas, nutrido e estimulado”, termina.