Spray fixador: quais são os tipos e como usá-los em penteados?

Por TRESemmé | em 12/10/2014

Quais são os tipos de spray fixador e e como usá-los para modelar os penteados?Os salões de beleza utilizam diversos tipos de produtos para finalizar penteados e preparar os looks desejados pelas clientes. Entre as opções, existem alguns tipos de spray que têm características distintas sobre o resultado final.

Para ajudar você a identificar a escolha certa para cada situação, o hairstylist Jean Philippe, do Circus Hair Augusta, em São Paulo, listou cinco exemplos de spray fixador e indica como e quando usar. Confira!

Spray de construção: possui jato seco, fixação leve e flexível. Ele entrega "memória" para o cabelo, ou seja, é ideal para preparar a base do penteado. Por isso, deve ser usado na preparação e na construção de penteado. Por ser de fixação leve, não é indicado para finalizar o visual.

Spray de fixação: o jato é seco e o produto tem fixação forte. Geralmente, contém grande quantidade de laca para segurar o look por várias horas. Por ter alta fixação, não é indicado para finalização de cabelos soltos ou de escovas.

Spray úmido: com jato molhado que seca rapidamente. A fixação pode ser leve ou moderada. Costuma dar resultados suaves ao finalizar as escovas. Pode ser usado na preparação de um penteado ou na finalização se o objetivo é uma aparência com brilho molhado.

Spray de brilho: pode ter jato seco ou molhado. Não possui fixação, apenas confere brilho, por isso recomenda-se seu uso depois do spray de fixação. Algumas fórmulas de spray de brilho apresentam agentes condicionantes, não sendo indicado para penteados presos.

Spray texturizante: úmido, confere textura diferenciada para o cabelo. Geralmente oferece brilho. A grande tendência são os sprays com "efeito de sal", que dão o resultado de cabelos de praia.

Ainda sobre como preparar o look, o profissional indica o uso de mousse, spray úmido ou produto de styling com proteção térmica, para dar a forma que deseja no cabelo, seja ele liso, com volume, com cachos ou frisado.

“Quando começar a prender os fios e montar seu penteado, utilize um spray de construção, já que sua fixação é leve e poderá mexer o cabelo da forma que desejar. Se houver necessidade, utilize um spray texturizante”, explica Jean. Se ao finalizar o processo a cliente estiver satisfeita com o resultado, é preciso usar um spray de fixação forte, que tem a função de manter o penteado no lugar por muito tempo.