Dicas para implantar o atendimento com hora marcada

Por TRESemmé | em 15/10/2014

Dicas para implantar o atendimento com hora marcadaMesmo com tantos meios de comunicação para agendar um horário em salões de beleza, ainda existem locais que atendem na forma “express”, oferecendo serviços para os clientes sem a necessidade de marcação de horário.

Mas adotar a modalidade de agendamento está cada dia mais necessária, pelo corre-corre dos clientes. Para que a novidade fomente mais clientes e não tenha um efeito negativo para quem já está acostumado a ser atendido sem marcação prévia de horário, é necessário ter uma estratégia. “Para quem vai implantar esse tipo de atendimento, sugiro que mantenha o antigo também, caso contrário poderia prejudicar as clientes mais antigas”, orienta Fernando Paravano, cabeleireiro, maquiador, consultor e palestrante.

Para o consultor, existem os prós e os contras em trabalhar com hora marcada. Veja:

Vantagens

- O profissional sabe exatamente quando terá atendimentos, podendo organizar outros aspectos da vida pessoal e profissional, usando um espaço na agenda para fazer cursos e atualizações.

- É possível fidelizar a cliente, já que ela vai escolher dia, horário e por quem deseja ser atendida.

Desvantagens

- Em geral os preços são mais baixos do que os salões que atendem de forma express, por isso é mais difícil manter os profissionais, devido à baixa comissão.

- É possível que se perca algumas clientes que preferem a comodidade de chegar e pode ser atendida a qualquer hora.

De acordo com Paravano, os salões que estão no início do negócio têm mais facilidade de adotar essa medida, pois já fará parte da sua cultura o agendamento de horários e, com isso, a clientela estará acostumada com o formato.

Uma boa dica para quem vai iniciar essa logística de atendimento é deixar espaço aberto para marcação de horário em todos os canais de comunicação que o salão estiver presente: telefone, e-mail, redes sociais e também o grande auge do momento, Whatsapp.