Como realizar uma boa consultoria para o cliente

Por TRESemmé | em 08/11/2013

Como realizar uma boa consultoria para o cliente

O profissional da beleza começa a encantar o cliente assim que o recebe no salão. Naquele momento, nada de colocar “a mão na massa” logo "de cara". Reserve alguns minutos para entender o que a pessoa deseja transmitir e ofereça uma boa consultoria para ela. Nessa hora, entram em cena duas etapas importantes na arte de encantar a clientela: a consultoria de visagismo e a realização da anamnese.

Mas por que elas são tão importantes e como colocá-las em prática? Segundo Marcelo Navajas, educador da Academia Ondina, o visagismo é a arte  de criar uma imagem pessoal. Assim, antes da realização de qualquer trabalho, deve-se levar em conta a personalidade do cliente, as atividades exercidas por ele e seus princípios.”Observando esses quesitos faremos uma consultoria  de sucesso e o trabalho será desenvolvido de maneira segura e eficaz”, comenta.

Nesse processo, Marcelo diz ser importante levar em conta que o cabelo é a moldura do rosto, e o papel do profissional da beleza é lapidá-la. Para isso, deve-se observar os pontos fortes da feição do cliente e ressaltá-los, assim como suprimir os pontos negativos. “É ncessário também definir a intenção do cliente, o que ele deseja expressar”, comenta. Para isso, pergunte sobre hábitos da vida cotidiana e, principalmente, saiba o que ele não deseja em relação a sua imagem pessoal.

Anamnese

Outra etapa da consultoria é a anamnese. Ela é a “bússola” na realização dos trabalhos. Uma boa ficha de anamnese deve conter informações especificas sobre  a vida cotidiana do cliente,  seus traços positivos e negativos e, se possível, uma foto mostrando todos os ângulos da face. “Hoje, devemos ser profissionais completos dentro dos salões. Para tanto, devemos ser verdadeiros técnicos em imagem pessoal, com conhecimentos nas áreas de cabelo, maquiagem e estética.  Se o profissional for capacitado, nada impede que de dicas de  sobrancelhas e maquiagem, criando  uma harmonia  interessante para o cliente”, finaliza.